A Universidade Federal de São Carlos é uma instituição multicampi, sediada no município de São Carlos, local de sua fundação, expandindo a oferta de seus cursos e ações para os municípios de Araras, Sorocaba, Buri e São José do Rio Preto. São cinco realidades distintas quanto às características socioeconômicas, ambientais e culturais, todavia que possuem as mesmas diretrizes quanto à formação do egresso na graduação e pós-graduação e desenvolvimento das políticas institucionais, de forma que respeite cada localidade, ao mesmo tempo que valoriza as peculiaridades de cada campus, conforme o contexto em que está inserido. A Universidade possui cinco campi: São Carlos, Araras, Sorocaba, Lagoa do Sino e São José do Rio Preto.
Localizado próximo ao km 100 da rodovia João Leme dos Santos (SP-264), o Campus Sorocaba da UFSCar tem 70 hectares de extensão e 48 mil m² de área construída, distribuídos entre três centros acadêmicos – Centro de Ciências e Tecnologias para a Sustentabilidade (CCTS), Centro de Ciências Humanas e Biológicas (CCHB) e Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia (CCGT). O Campus congrega edifícios de aulas teóricas, laboratórios, auditórios, biblioteca, restaurante universitário, lanchonete, ambulatório, quadra esportiva e pista de atletismo.
Atualmente, são 14 graduações oferecidas e dez programas de pós-graduação, além das mais de mil atividades de extensão em diferentes áreas do conhecimento. Também foram firmadas mais de 400 parcerias com empresas e outras organizações públicas e privadas.
Como universidade comunitária inserida na Região Metropolitana de Sorocaba, no estado de São Paulo, a Uniso tem como vocação natural a mediação entre o conhecimento acadêmico e as práticas sociais da comunidade. Sua trajetória histórica reflete um compromisso com a região, atendendo estudantes de diversas partes do Brasil, com especial destaque para os 27 municípios que compõem sua área de influência, onde desenvolve projetos de pesquisa e extensão voltados às demandas locais.
Sua origem remonta à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Sorocaba, criada em 1951 como instituição municipal e administrada pelo Bispado de Sorocaba a partir de 1954, oferecendo inicialmente os cursos de Pedagogia e Letras Neolatinas. Entre 1958 e 1968, funcionou como instituição gratuita, mantida pela Secretaria de Educação do Estado. Após um significativo crescimento, transformou-se nas Faculdades Integradas Dom Aguirre (Fida) em 1992 e, em 1994, foi oficialmente reconhecida como Universidade de Sorocaba.
A Uniso tem como missão ser uma universidade comunitária que, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, produz conhecimento e forma profissionais comprometidos com mudanças sociais, inspirados em princípios cristãos. Sua visão é consolidar-se como referência regional, nacional e internacional, reconhecida pela qualidade do ensino, pela relevância de suas pesquisas e por sua atuação transformadora na comunidade.
O compromisso social da Uniso se expressa por meio de um processo contínuo de reflexão e ação, pautado pela responsabilidade de formar profissionais e cidadãos críticos, capazes de contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Essa inserção se concretiza na promoção de transformações reais, por meio do diálogo entre o local e o global e da aplicação de novas tecnologias, fortalecendo tanto a produção do conhecimento quanto o exercício da cidadania ativa.
Atualmente, a Uniso oferece 64 cursos de graduação presenciais, entre bacharelados e licenciaturas, além de 18 cursos de graduação a distância. Na pós-graduação, conta com quatro programas stricto sensu, incluindo mestrado e doutorado, e 22 cursos lato sensu, entre especializações e MBAs, atendendo mais de 8.000 alunos anualmente.